Definição – o que significa SQL Injection Attack?
Um ataque de injeção de SQL é uma tentativa de emitir comandos SQL para um banco de dados por meio de uma interface de site. Isso é para obter informações de banco de dados armazenadas, incluindo nomes de usuário e senhas.
Esta técnica de injeção de código explora vulnerabilidades de segurança na camada de banco de dados de um aplicativo. Os hackers exploram sites e aplicativos da web mal codificados para injetar comandos SQL, por exemplo, aproveitando um formulário de login para obter acesso aos dados armazenados no banco de dados.
Em termos simples, os ataques de injeção de SQL ocorrem porque os campos de entrada do usuário permitem que as instruções SQL passem e consultem diretamente o banco de dados.
Definirtec explica ataque de injeção de SQL
Os sites modernos incluem páginas de login, páginas de pesquisa, suporte e formulários de solicitação de produto, carrinhos de compras, formulários de feedback e assim por diante.
Esses recursos do site são vulneráveis a ataques de injeção de SQL devido à disponibilidade de campos de entrada do usuário. Um invasor pode facilmente executar instruções SQL arbitrárias se esses sites forem propensos à injeção de SQL. Isso pode comprometer a integridade dos bancos de dados e pode expor dados confidenciais.
Com base no banco de dados de back-end usado, as vulnerabilidades de injeção de SQL podem resultar em níveis variados de ataques de injeção. Os invasores podem manipular consultas existentes, usar subseleções ou adicionar consultas adicionais. Em alguns casos, pode até ser possível ler ou gravar em arquivos. Além disso, os invasores podem executar comandos shell no sistema operacional (SO) raiz.
Alguns servidores SQL, como o Microsoft SQL Server, incorporam procedimentos armazenados e estendidos. Se um invasor de injeção de SQL obtiver acesso a esses procedimentos, isso pode levar a resultados altamente indesejáveis. Sites e webapps codificados incorretamente estão sempre sujeitos a esse tipo de ataque.
A maneira ideal de evitar ataques de injeção é detectar as vulnerabilidades de sites e aplicativos da web antes de colocá-los no ar. Existem scanners de injeção de SQL automatizados que ajudam os testadores de penetração a verificar a vulnerabilidade de sites e aplicativos da web para possíveis ataques de injeção de SQL.
Isso ajuda o administrador da web a corrigir instantaneamente o código vulnerável e proteger os sites de quaisquer ataques de injeção de SQL em potencial.