Definição – O que significa Interferência Eletromagnética (EMI)?
Interferência eletromagnética (EMI) é um fenômeno em que um campo eletromagnético interfere em outro, resultando na distorção de ambos os campos. Isso é comumente observado em rádios ao alternar entre frequências e ouve-se estática, bem como na TV aberta quando a imagem fica distorcida porque o sinal foi distorcido.
A interferência eletromagnética também é conhecida como interferência de radiofrequência (RFI).
Definirtec explica interferência eletromagnética (EMI)
Interferência eletromagnética é um distúrbio no espectro de radiofrequência que afeta os campos, mesmo que suas frequências não estejam alinhadas. Isso ocorre porque a radiação eletromagnética ainda pode interferir uma com a outra, mesmo que não estejam na mesma frequência, e isso é exacerbado pelo fato de que os dispositivos que emitem ondas eletromagnéticas têm uma tendência de também transmitir em baixa potência nas bandas laterais harmônicas. um rádio FM pode captar sinais poderosos de um rádio CB próximo.
EMI pode ser um problema em dispositivos eletrônicos, pois os circuitos eletrônicos são muito suscetíveis a EMI porque a radiação eletromagnética pode ser facilmente captada por qualquer condutor, razão pela qual os alto-falantes às vezes fazem barulho quando um telefone celular próximo está recebendo uma chamada ou mensagem de texto. Isso ocorre porque a bobina dos alto-falantes está agindo como uma antena que capta a EMI emitida pelo telefone celular.
A EMI pode ser um problema sério em sistemas críticos que usam rádios, como em um avião, razão pela qual todos os dispositivos eletrônicos devem ser desligados durante a decolagem e pouso, pois podem causar interferência na comunicação entre o piloto e o controle de solo ou outro sistemas críticos sendo usados pelo avião.