Definição – o que significa o Google App Engine (GAE)?
O Google App Engine (GAE) é um serviço de desenvolvimento e hospedagem de aplicativos da Web nos data centers do Google, pertencente à categoria de plataforma como serviço (PaaS) de computação em nuvem. Os aplicativos da Web hospedados no GAE são colocados em sandbox e executados em vários servidores para redundância e permitindo o dimensionamento de recursos de acordo com os requisitos de tráfego do momento. O App Engine aloca automaticamente recursos adicionais aos servidores para acomodar o aumento da carga.
Definirtec explica o Google App Engine (GAE)
O Google App Engine é a plataforma como uma oferta de serviço do Google que permite que desenvolvedores e empresas criem e executem aplicativos usando a infraestrutura avançada do Google. Esses aplicativos devem ser escritos em uma das poucas linguagens suportadas, a saber: Java, Python, PHP e Go. Também requer o uso da linguagem de consulta do Google e que o banco de dados usado seja o Google Big Table. Os aplicativos devem obedecer a esses padrões, portanto, os aplicativos devem ser desenvolvidos com o GAE em mente ou modificados para atender aos requisitos.
GAE é uma plataforma, portanto, fornece todos os elementos necessários para executar e hospedar aplicativos da Web, seja no celular ou na Web. Sem esse recurso completo, os desenvolvedores teriam que fornecer seus próprios servidores, software de banco de dados e APIs que fariam todos eles funcionarem corretamente juntos, sem mencionar toda a configuração que deve ser feita. O GAE tira esse fardo dos desenvolvedores para que eles possam se concentrar no front-end e na funcionalidade do aplicativo, melhorando a experiência do usuário.
As vantagens do GAE incluem:
- Servidores prontamente disponíveis sem requisitos de configuração
- Função de escalonamento de energia até “livre” quando o uso de recursos é mínimo
- Ferramentas automatizadas de computação em nuvem