Definição – o que significa mala direta?
A mala direta é um recurso da maioria dos aplicativos de processamento de dados que permite aos usuários enviar uma carta ou documento semelhante a vários destinatários. Ele permite conectar um único modelo de formulário a uma fonte de dados que contém informações sobre o nome do destinatário, endereço e outros dados predefinidos e suportados.
Definirtec explica mala direta
A mala direta automatiza principalmente o processo de envio de correspondência em massa para clientes, assinantes ou indivíduos em geral.
A mala direta funciona com dois documentos, o arquivo de dados e o modelo de carta. O arquivo de dados inclui as informações dos destinatários aos quais a carta deve ser enviada. Este arquivo pode ser uma planilha ou um arquivo de banco de dados contendo campos separados para cada tipo diferente de informação a ser mesclado na carta.
O segundo arquivo é o documento do Word ou o modelo de carta. As informações dos destinatários no modelo de carta são mantidas em branco. Quando o processo de mala direta é iniciado, os dados dos destinatários da planilha ou do arquivo de dados do banco de dados são buscados e colocados no campo vazio da carta, um por um, até que todas as cartas sejam criadas.
Obsolescência da mala direta
Ao observar como a mala direta tem sido usada ao longo dos anos, é importante destacar que o recurso de mala direta foi pioneiro muito antes do advento do “painel visual” e de várias formas de visualização e automação de dados que temos hoje.
O próprio recurso se assemelha ao que um “aplicativo” específico pode fazer no ambiente de software atual. Por exemplo, essa funcionalidade pode ser facilmente integrada a um aplicativo de smartphone ou mesmo oferecida em uma comunicação cliente / servidor por meio de um navegador da web.
Embora a mala direta tenha sido um recurso popular em versões sucessivas de pacotes de software de processamento de documentos, pode em breve ficar tão obsoleto quanto o antigo software “Print Shop” dos primeiros dias do PC ou a impressora matricial que era tão frequentemente usada para gerar mala direta e documentos da loja de impressão.
Um excelente exemplo dessa mudança é a evolução do Microsoft Word, o software de processamento de texto dominante no mercado. Em versões mais recentes do pacote de software Office 365 baseado em nuvem da Microsoft, o recurso de mala direta foi preterido, o que significa que ele deverá ficar obsoleto. Os recursos obsoletos ainda podem ser usados, mas são marcados para cenários de fim de vida.
Substituição do lado do servidor
Para substituir o recurso de mala direta no Microsoft Word, a Microsoft criou a capacidade de entregar a geração de documentos do lado do servidor com modelos do Word e Excel. Os usuários são incentivados pela Microsoft a criar regras de fluxo de trabalho manuais para fazer o que uma mala direta teria feito anteriormente.
Este tipo de descontinuação de recurso acompanha a mudança do pacote MS Office, bem como de outro software, de um ambiente nativo da máquina para a nuvem. As assinaturas modernas do Office 365 oferecem software de escritório distribuído pela Web em que cada vez mais recursos são fornecidos no lado do servidor, em vez de no terminal ou na própria máquina do cliente.
Isso levanta todos os tipos de perguntas na comunidade de usuários sobre os prós e os contras dos recursos fornecidos pela web – uma desvantagem é que, embora o software em nuvem entregue pela web sob demanda seja mais versátil em alguns aspectos, ter recursos como mala direta o lado do servidor pode significar que o usuário deve entregar mais de suas informações pessoais ao fornecedor do que de outra forma teria de fazer se estivesse usando produtos de software off-line em suas próprias máquinas no local.