Definição – O que significa Remote Wake-Up (RWU)?
O Despertar Remoto refere-se a ligar remotamente um computador em rede enviando uma mensagem de rede (chamada de pacote mágico) que contém o endereço MAC do computador. Ao receber, o computador inicia o despertar do sistema. O computador que recebe o pacote mágico não precisa ser deixado “ligado”, como acontecia antes que o Despertador Remoto se tornasse disponível; assim, o pessoal de IP não precisa mais “ligar” manualmente os computadores em rede, ou lembrar os funcionários de fazê-lo, antes de verificar, configurar, instalar software ou outras tarefas remotamente. Este recurso está incluído na especificação de rede Wired for Management (WfM) da Intel.
Geralmente, o Despertar Remoto só funcionará se os pacotes mágicos forem enviados de um computador na mesma rede local (LAN) ou dentro da sub-rede da rede atual. No entanto, há exceções que tornam possível ativar remotamente um computador de fora de sua LAN.
O recurso Remote Wake-Up tem vários nomes, incluindo: wake on LAN (WOL), wake on WAN, wake up on LAN, power On By LAN, power Up By LAN, retomar pela LAN e continuar na LAN.
Para computadores que se comunicam via WiFi, o padrão suplementar wake on wireless LAN ”(WoWLAN) deve ser usado.
Definirtec explica o Despertar Remoto (RWU)
O Despertar Remoto é independente do sistema operacional, ou placa de interface de rede (NIC), usada pelo computador. O suporte para esse recurso é implementado na placa-mãe (no BIOS) junto com a interface de rede ou firmware. No entanto, alguns sistemas operacionais podem controlar a operação com drivers de hardware.
Os pacotes mágicos usam a camada de enlace de dados no modelo OSI, pois são enviados a todas as NICs usando o endereço de broadcast da rede. O pacote mágico não fornece nenhum sinal de confirmação de entrega ao computador de envio.
Para que o Despertar Remoto funcione, há partes da interface de rede / computador que precisam permanecer ligadas, mesmo que o computador esteja desligado; e parte da energia é consumida para essa finalidade, desde que o computador esteja conectado a uma tomada elétrica com energia.
Para funcionar de forma confiável, o Remote Wake-Up requer BIOS e NIC adequados; e às vezes o sistema operacional adequado e suporte para o roteador final são necessários. Isso pode tornar a configuração e o teste frustrantes para o técnico de rede de TI. Além disso, diferentes hardwares possuem uma variedade de estados de baixa energia, como um estado totalmente desligado, suspensão ou hibernação; alguns podem permitir o despertar, enquanto outros não.
O Despertar Remoto tem alguns problemas de segurança. Os pacotes mágicos podem ser enviados por qualquer pessoa na LAN e, em alguns casos, por fontes fora da LAN. Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de pacotes mágicos não intencionais serem recebidos ou outros enviados com intenção maliciosa; isso inclui: filtrar as transmissões de dados para atender aos requisitos de segurança de todo o site; firewalls que impedem o acesso a endereços de broadcast dentro dos segmentos de LAN; e o uso de senhas hexadecimais de 6 bytes que devem ser anexadas a cada pacote mágico recebido.