Definição – o que significa o monitoramento do plano de consulta?
O monitoramento do plano de consulta é o ato de monitorar o desempenho e a saída de uma consulta durante a execução. Um plano de consulta fornece etapas claras e lógicas para realizar tarefas como consultar bancos de dados e recuperar dados. Assim como criar um plano de consulta é uma tarefa complexa, monitorar o desempenho e a saída é um processo complexo. O monitoramento é uma tarefa multidimensional e o plano precisa monitorar vários aspectos de uma consulta, como desempenho, etapas aninhadas e seu desempenho e velocidade de recuperação.
O monitoramento do plano de consulta também é conhecido como monitoramento do plano SQL.
Definirtec explica o monitoramento do plano de consulta
Um plano de consulta é um conjunto complexo de etapas estruturadas dependendo de qual é o objetivo da consulta. Por exemplo, uma consulta recuperando os nomes de todos os funcionários do departamento financeiro de uma pequena empresa provavelmente seria uma consulta mais simples do que aquela que recupera os nomes e números de passaporte de funcionários cujos nomes contêm certas letras e que residem em determinados estados. Planos complexos podem ter consultas aninhadas, loops ou ramos e cada complexidade pode significar consultar um conjunto diferente de bancos de dados, fontes de dados ou tabelas em locais diferentes.
Embora seja simples monitorar planos de consulta em consultas simples, é necessária uma revisão detalhada dos planos de consulta em consultas complexas. Por exemplo, consultas complexas com muitos aninhamentos e ramificações podem ser caras e consumir muito tempo e recursos do sistema. É função do plano de consulta identificar a parte específica da consulta que está causando uma queda no desempenho e que pode ser uma tarefa demorada.