Definição – O que significa a Diretiva de Direitos Autorais da União Europeia (EUCD)?
A Diretiva de Direitos Autorais da União Europeia (EUCD) é uma polêmica diretiva europeia que se desenvolveu a partir do Tratado de Direitos Autorais da WIPO (WCT). Como o EUCD fornece direitos de propriedade de direitos autorais completos, poucas exceções são fornecidas para anti-circunvenção, ao contrário da legislação de direitos autorais dos Estados Unidos.
Oficialmente conhecida como Diretiva da União Europeia 2001/29 / EC, a EUCD também é conhecida como Diretiva da Sociedade da Informação ou Diretiva InfoSoc.
Definirtec explica a Diretiva de Direitos Autorais da União Europeia (EUCD)
A EUCD foi criada em 22 de junho de 2001 pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia (UE). A diretiva, voltada para harmonizar diversas abordagens de direitos autorais europeus, foi criada para implementar o WCT e o Tratado de Prestações e Fonogramas da WIPO (WPPT).
Como o EUCD não faz exceções para aplicativos anti-evasão, o uso de mídia digital potencialmente relevante é proibido em faculdades e universidades europeias. Embora os estados membros possam solicitar permissão de direitos autorais, eles são limitados pelos regulamentos do EUCD.
Implementar EUCD tem sido um desafio universal, devido às várias interpretações, implementações e disposições da tecnologia, como marca d’água digital e criptografia. No entanto, as empresas – como estúdios de cinema, gravadoras e fabricantes de software – geralmente são a favor das rígidas estipulações de direitos autorais da EUCD.
Hoje, os membros da UE continuam em desacordo sobre a EUCD. Assim, a diretiva e a legislação relacionada estão sob constante revisão pelos tribunais europeus.