Definição – o que significa estouro de número inteiro?
O estouro de inteiros é o resultado de uma tentativa de uma CPU de gerar aritmeticamente um número maior do que o que pode caber no espaço de armazenamento de memória dedicado. As operações aritméticas sempre têm o potencial de retornar valores inesperados, o que pode causar um erro que força o encerramento de todo o programa. Por esse motivo, a maioria dos programadores prefere realizar operações matemáticas dentro de um quadro de exceção, que retorna uma exceção no caso de estouro de inteiro.
O estouro de inteiros também é conhecido como estouro aritmético.
Definirtec explica Integer Overflow
Um exemplo de estouro de inteiro pode ocorrer quando um desenvolvedor de programa não permite a ocorrência de um número negativo. Nesse caso, se uma variável realizar uma operação que resulta em um número negativo, ocorre um estouro e a variável é retornada como um inteiro positivo. Outro exemplo de estouro de inteiro seria dividir um número por zero, o que matematicamente resulta em um grande número com um valor infinito.
O comportamento de um processador no caso de um estouro de número inteiro difere de um processador para outro. Unidades de processamento gráfico e processadores de sinais digitais são projetados para lidar com muitas condições aritméticas, incluindo estouro de inteiro. Em uma instância de estouro de inteiro, esses processadores normalmente retornam o número máximo permitido.