Definição – o que significa o vírus Kriz?
O vírus Kriz é um vírus de computador descoberto em 1999 que infecta arquivos nos sistemas operacionais Windows 9x, Windows NT e Windows 2000. Depois que um arquivo infectado é executado, o vírus é acionado em 25 de dezembro de qualquer ano e os dados no disco rígido, unidade de disquete, unidade de RAM e unidades de rede são sobrescritos. As informações do BIOS (Basic Input / Output System) também podem ser apagadas.
O vírus Kriz também é conhecido como Win32.Kriz.3862, Win32 / Kriz e Win32.Kriz.3740.
Definirtec explains Kriz Virus
Os usuários podem não saber que um computador está infectado com o vírus Kriz até o dia 25 de dezembro seguinte. É quando o vírus é acionado e começa a sobrescrever dados cruciais em toda a máquina infectada. Se os dados armazenados no BIOS forem apagados, isso irá paralisar a máquina. O ataque pode até impedir que o computador inicialize. Como os arquivos estão corrompidos, a limpeza pode se tornar impossível. Arquivos específicos atacados são arquivos “.exe”, arquivos “.scr” (proteção de tela) e arquivos kernel32.dll.
Os computadores mais novos com microprocessadores 80486 e CPUs posteriores armazenam a memória BIOS em chips de memória flash. O vírus Kriz pode infectar essa memória, assim como o vírus Chernobyl (ou WIN32.CIH), que foi criado em 1997 por Cheng Ing-Hau, de Taiwan.
O vírus Kriz é um tipo de vírus polimórfico, o que significa que ele permanece na memória até que o computador seja reiniciado. Ele também criptografa seu código, deixando apenas um pequeno descriptografador aleatório na memória. Quando estiver na memória, o vírus infectará os arquivos abertos por qualquer aplicativo. Os usuários são aconselhados a fazer uma varredura em seus computadores antes de 25 de dezembro para verificar a presença do vírus Kriz.