Definição – o que significa o carregamento do disco rígido?
O carregamento do disco rígido é pirataria de software comercial. Os integradores de sistemas compram uma cópia legal do software, mas depois reproduzem, copiam ou instalam o software nos discos rígidos do computador. Em seguida, um computador é vendido com o disco rígido contendo o software pré-instalado. Esse método de pirataria é conhecido como carregamento de disco rígido.
Normalmente, os computadores são vendidos em lojas de revenda de PCs. Os sistemas operacionais mais antigos costumam ser usados para esse tipo de pirataria. Os revendedores incluirão uma cobrança extra pelo software ilegítimo, embora a cobrança real não seja documentada no recibo ou no recibo de venda. Assim, o cliente desconhece qualquer pirataria, mas o revendedor ainda lucra com a compra original não autorizada do software pirateado.
Definirtec explica o carregamento do disco rígido
Outros tipos de softwares eletrônicos falsificados também são pirateados. E o cliente pode não perceber até que o software contenha informações ausentes ou se torne completamente inutilizável. Além disso, algumas organizações de revenda de computadores baixam ousadamente software pirata nos computadores dos clientes. Nesses casos, os clientes estão cientes de que estão recebendo software não autorizado. A título de exemplo, três empresas filipinas de revenda de computadores foram alvo de uma investigação lançada pela Equipa Antipirataria de Pilipinas (PAPT). Localizadas em Manila, as empresas usavam o download de software pirata como estratégia de marketing. Eles podem ter trazido clientes, mas também trouxeram o PAPT. Por estar na posse de software falsificado, os compradores e vendedores violam as leis de direitos autorais. Consumidores bem informados devem garantir que não haja programas pré-instalados nos computadores adquiridos, especialmente ao lidar com revendedores.