Definição – o que significa exceção fatal?
Uma exceção fatal é uma condição de erro que indica acesso a valores de dados inválidos ou instruções ilegais. O nível de privilégio inválido para uma operação também pode causar exceções fatais. Quando ocorrem exceções fatais, os computadores não podem continuar processando algoritmos de programa porque uma ou mais instruções subsequentes dependem do valor da variável que está causando a exceção.
Uma exceção fatal é indicada por uma mensagem do sistema que recomenda que o programa seja fechado ou depurado. Um usuário geralmente fecha o programa, enquanto um desenvolvedor pode tentar descobrir a causa da exceção e retificar quaisquer erros de codificação.
Uma exceção fatal também pode ser conhecida como um erro de exceção fatal.
Definirtec explica a exceção fatal
Embora um programa se comunique continuamente com o sistema operacional de um computador, ele também pode precisar se comunicar com aplicativos adicionais em execução. Essa comunicação é obtida por meio de várias camadas de código diferentes. Quando uma camada encontra uma exceção, ela a envia para a próxima camada, com o objetivo de localizar um algoritmo de tratamento de exceções. Se um algoritmo adequado não for encontrado, o sistema operacional enviará um erro de exceção fatal ao usuário do computador. Em alguns casos, exceções fatais podem resultar no desligamento forçado de um sistema operacional.
Uma mensagem de erro de exceção fatal também pode conter informações que ajudam o desenvolvedor a localizar o código que está causando a exceção.