Definição – o que significa SELECT (bancos de dados)?
Um SELECT é a declaração fundamental da linguagem de consulta estruturada (SQL).
A instrução SELECT, que segue um formato consistente e específico, começa com a palavra-chave SELECT seguida pelas colunas a serem incluídas no formato. Se um asterisco (*) for colocado após SELECT, essa sequência será seguida pela cláusula FROM que começa com a palavra-chave FROM, seguida pelas fontes de dados contendo as colunas especificadas após a cláusula SELECT. Essas fontes de dados podem ser uma única tabela, combinação de tabelas, subconsulta ou visualização.
As cláusulas opcionais podem ser adicionadas, mas não são obrigatórias, ou seja, a cláusula WHERE que fornece condições para retornar dados ou a cláusula ORDER BY que classifica a saída com uma ou mais das colunas especificadas.
Definirtec explica SELECT (bancos de dados)
Uma das primeiras lições de administração de banco de dados é a instrução SELECT, que forma o início de qualquer script SQL usado para consultar dados. SELECT é a primeira palavra-chave na instrução SELECT, que, como todas as instruções SQL, não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.
Para ilustrar a instrução SELECT em um exemplo, suponha que um banco de dados contém uma tabela CUSTOMER_MASTER que armazena detalhes básicos do cliente e contém várias colunas nomeadas da seguinte maneira:
- Identificação do Cliente
- número da Segurança Social
- sobrenome
- firstname
- endereço de e-mail
- endereço físico
- data de nascimento
- sexo
A seguinte instrução SELECT é usada para consultar todos os dados da tabela:
SELECT * FROM customer_master.
A seguinte instrução SELECT é usada para classificar os resultados pelos sobrenomes dos clientes:
SELECT * FROM customer_master ORDER BY sobrenome
Para listar sobrenomes, nomes e datas de nascimento dos clientes, o asterisco (*) é substituído pelos nomes das colunas correspondentes, da seguinte maneira:
SELECIONE sobrenome, nome, data_de_birth FROM customer_master
Para executar uma consulta de todas as clientes do sexo feminino classificadas por data de nascimento, a seguinte declaração é emitida:
SELECT * FROM customer_master WHERE gender = ‘F’ ORDER BY date_of_birth
Nota: A cláusula WHERE agora é usada para restringir a saída.
Esta explicação é uma cartilha simples que demonstra o poder da instrução SELECT e pode ser usada para construir consultas complexas e elaboradas além desse escopo. No entanto, todas as instruções SELECT, independentemente do escopo, devem seguir consistentemente as regras básicas descritas acima.