Intercloud

Definição – o que significa Intercloud?

Intercloud é um termo usado em TI para se referir a um modelo teórico para serviços de computação em nuvem. A ideia da intercloud conta com modelos que já se mostraram eficazes em casos como a Internet global e as redes sem fio 3G e 4G de diversas operadoras nacionais de telecomunicações.

Os especialistas às vezes se referem à intercloud como uma nuvem de nuvens.

Definirtec explica Intercloud

A ideia por trás de uma intercloud é que uma única funcionalidade comum combinaria muitas nuvens individuais diferentes em uma massa contínua em termos de operações sob demanda. Para entender como isso funciona, é útil pensar sobre como as configurações de computação em nuvem existentes são projetadas.

A hospedagem em nuvem tem como objetivo principal fornecer serviços sob demanda. Por meio do uso cuidadoso de tecnologias escalonáveis ​​e altamente projetadas, os provedores de nuvem são capazes de oferecer aos clientes a capacidade de alterar seus níveis de serviço de várias maneiras, sem esperar que as mudanças físicas ocorram. Termos como elasticidade rápida, pooling de recursos e autoatendimento sob demanda já fazem parte dos projetos de serviços de hospedagem em nuvem que são configurados para garantir que o cliente ou cliente nunca tenha que lidar com limitações ou interrupções. Com base em todas essas ideias, a intercloud simplesmente garantiria que uma nuvem pudesse usar recursos além de seu alcance, aproveitando os contratos pré-existentes com outros provedores de nuvem.

Embora essas configurações sejam teóricas, visto que se aplicam aos serviços em nuvem, os provedores de telecomunicações já têm esses tipos de acordos. A maioria das empresas nacionais de telecomunicações é capaz de alcançar e usar partes das operações de outra empresa onde não existe uma presença regional ou local, devido a acordos comerciais cuidadosamente elaborados entre as empresas. Se os provedores de nuvem desenvolverem esse tipo de relacionamento, a intercloud pode se tornar realidade.

Como um meio de permitir esse tipo de funcionalidade, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) desenvolveu o ambiente de teste intercloud em 2013, um conjunto de padrões técnicos que ajudaria em muito as empresas provedoras de nuvem a se federar e interoperar em os tipos de formas teorizadas nos princípios de design entre nuvens.