Bittorrent

Definição – o que significa BitTorrent?

BitTorrent é um protocolo de compartilhamento de arquivos ponto a ponto que permite a distribuição massiva de arquivos pela Internet. Ele permite que os usuários compartilhem arquivos muito grandes, como filmes, livros e programas de TV.

O protocolo BitTorrent ajuda a baixar arquivos da Internet com eficiência. Ele permite que um número ilimitado de usuários se conectem a um site simultaneamente sem fazer com que o servidor fique sem largura de banda.

BitTorrent é um programa assistido por pares de código aberto desenvolvido na linguagem de programação Python por Bram Cohen em 2001.

Definirtec explica BitTorrent

Quando um grande número de usuários tenta acessar um determinado site, a conexão geralmente é recusada devido ao tráfego de rede e à carga pesada no computador de origem. O BitTorrent evita esse problema permitindo que os usuários se juntem a um enxame de hosts, que podem espalhar e reunir informações uns dos outros simultaneamente. Ele permite que outros usuários, tentando baixar o mesmo arquivo, atuem como servidores uns para os outros. Isso é feito carregando simultaneamente as fatias do arquivo recebidas por outros usuários que estão tentando solicitar o mesmo arquivo. Depois que um usuário recebe o arquivo inteiro, ele age como uma semente (uma fonte que tem todo o arquivo disponível para compartilhamento). Isso libera os servidores de carregar toda a carga e torna possível para um servidor lidar com solicitações ilimitadas sem exigir uma grande largura de banda.

O BitTorrent consiste em muitos clientes, que nada mais são do que programas que implementam o protocolo BitTorrent. Cada cliente tem a capacidade de preparar, solicitar e transmitir qualquer tipo de arquivo em uma rede. Um computador executando uma instância de um cliente é chamado de par. Quando um arquivo precisa ser compartilhado em uma rede, o par primeiro gera um pequeno arquivo contendo metadados sobre o arquivo e o computador que coordena a distribuição do arquivo, conhecido como rastreador. Os pares devem primeiro obter o pequeno arquivo, chamado de arquivo torrent, e então acessar o rastreador. O rastreador direcionará o par para outros pares, de onde poderá obter as partes restantes do arquivo.

O BitTorrent oferece alta redundância, alta disponibilidade e menor custo para o provedor de conteúdo e possibilita a dispersão de um arquivo com rapidez e facilidade sem exigir muita infraestrutura.