Definição – O que Linus Torvalds significa?
Linus Torvalds é um engenheiro de software americano nascido na Finlândia, mais conhecido por criar o kernel Linux, um código de sistema central usado em muitas distribuições de sistema operacional em uso hoje. Ele continua sendo o principal desenvolvedor do Linux, gerenciando dezenas de milhares de desenvolvedores que contribuem com código para funções e correções de bugs para o kernel. Ele também criou o GIT, um sistema de controle de distribuição amplamente usado por equipes de desenvolvimento em todo o mundo.
Definirtec explica Linus Torvalds
Linus Torvalds nasceu em Helsinque, Finlândia, em 1969, e foi nomeado em homenagem ao químico americano vencedor do Prêmio Nobel, Linus Pauling. Ele se interessou por computação em 1981, aos 11 anos, quando começou a programar em um sistema Commodore VIC-20, inicialmente usando BASIC e depois a linguagem assembly. Ele então mudou para um Sinclair QL, que modificou extensivamente, especialmente o sistema operacional, e escreveu seu próprio montador, editor e jogos para ele, já que era difícil encontrar software para ele na Finlândia.
Torvalds frequentou a Universidade de Helsinque entre 1988 e 1996, onde se formou com um mestrado em ciência da computação no grupo de pesquisa NODES. Durante seus anos de universidade, um de seus livros de curso foi o livro de Andrew Tenenbaum “Operating Systems: Design and Implementation”, onde ele foi apresentado ao MINIX, que era uma versão simplificada do Unix que o levou a um fascínio pela estrutura clara do Unix e filosofia subjacente.
Em janeiro de 1991, Torvalds comprou um clone do IBM PC baseado em Intel 80386 e mais tarde recebeu sua cópia do MINIX. O novo processador e o MINIX o iniciaram no caminho de codificar seus próprios drivers, como drivers de disco, drivers seriais e um sistema de arquivos, bem como diferentes processos de SO porque ele precisava deles para participar de grupos de notícias para aprender mais sobre o Padrão POSIX. Ao fazer essas coisas, ele já havia criado o Linux involuntariamente, mas foi somente quando Ari Lemmke, seu amigo que administrava os servidores FTP, deu a ele um diretório chamado “linux”, que o nome foi cunhado. Ele acabou escrevendo sua tese de mestrado intitulada “Linux: um sistema operacional portátil”. Torvalds anunciou oficialmente o sistema operacional no grupo de notícias MINIX Usenet “comp.os.minx” em 25 de agosto de 1991.
O Open Source Development Lab (OSDL) foi estabelecido em 2000, que mais tarde se fundiu com o Free Standards Group para formar a Linux Foundation. Linus Torvalds ainda é um contribuidor e moderador ativo do kernel Linux sob a fundação e gerencia as contribuições de milhares de desenvolvedores.