Definição – o que significa modelagem de superfície?
Modelagem de superfície é um método matemático geralmente fornecido em aplicativos de design auxiliado por computador para exibir objetos de aparência sólida. A modelagem de superfície possibilita que os usuários olhem para o objeto específico em ângulos específicos com superfícies sólidas. A modelagem de superfície é uma técnica popular para projetos e renderizações arquitetônicas. A modelagem de superfície tem ampla gama de aplicações, como em produtos de consumo, veículos marítimos, painéis de carroceria de automóveis e estruturas de aeronaves.
Definirtec explica modelagem de superfície
A modelagem de superfície é considerada uma técnica mais complexa para exibir objetos do que a modelagem de wireframe. A modelagem de superfície tem funcionalidades de exibição muito menos ambíguas em comparação à modelagem de wireframe, mas não tanto ou sofisticada quanto a modelagem sólida. A técnica geralmente envolve conversões entre vários tipos de modelagem tridimensional.
Os processos típicos envolvidos na modelagem de superfície são:
- Geração de um modelo combinando as superfícies tridimensionais e sólidos
- Conversão do modelo para superfícies procedurais, aproveitando a modelagem associativa
- Validação de imperfeições com ferramentas de análise de superfície
- Reconstruir superfícies de objetos para aplicar suavidade ao objeto
Quando se trata de controlar curvas, a técnica de modelagem de superfície faz uso de B-splines e técnicas matemáticas Beizer. Uma das propriedades exclusivas dos modelos de superfície é que eles não podem ser abertos como modelos sólidos. Os objetos usados na modelagem de superfície podem ser geometricamente incorretos, ao contrário da modelagem de sólidos, onde precisa estar correto. Além das ilustrações arquitetônicas, a modelagem de superfície também é usada na animação 3-D, principalmente em jogos.