Definição – O que significa Gigahertz (GHz)?
Gigahertz (GHz) é uma unidade de frequência que mede o número de ciclos por segundo. Hertz (Hz) refere-se ao número de ciclos por segundo com intervalos periódicos de 1 segundo. Um megahertz (MHz) é igual a 1,000,000 Hz. Um gigahertz é igual a 1,000 megahertz (MHz) ou 1,000,000,000 Hz.
Gigahertz é freqüentemente usado para medir a velocidade do clock da unidade central de processamento (CPU). Em geral, velocidades de clock de CPU mais altas indicam computadores mais rápidos. Dito isso, os fatores de impacto na velocidade incluem profundidade de pipeline, conjuntos de instruções, cache interno, velocidade de rede / barramento, desempenho de disco e design de software.
Definirtec explica Gigahertz (GHz)
Um gigahertz é igual a 1,000,000,000 Hz ou 1,000 MHz e tem uma medição de frequência com ciclos periódicos de 1 segundo. Um nanossegundo é um bilionésimo de segundo ou um milésimo de um microssegundo. A ordem numérica de um nanossegundo é 10 ou 0.000000001. Hertz é baseado em rotações totais por segundo, ou seja, um segundo de rotação completo é igual a 1 Hz. Um quilohertz representa 1,000 rotações por segundo. Um megahertz representa 1 milhão de rotações por segundo. Um gigahertz representa 1 bilhão de ciclos por segundo.
A velocidade do relógio, que também é medida em hertz, refere-se à frequência do relógio do circuito síncrono, por exemplo, uma CPU. Um ciclo de clock dura apenas 1 nanossegundo e alterna entre 0 e 1. CPUs modernas e não integradas podem ter um único ciclo de clock de menos de 1 nanossegundo. Megahertz da CPU geralmente se refere à taxa de clock, frequência ou velocidade. A taxa de relógio é medida por um oscilador de cristal que gera sinais elétricos e de relógio altamente precisos e inabaláveis, estabiliza receptores e frequências e controla o tempo. O circuito oscilador traz ao seu cristal uma pequena quantidade de eletricidade a cada nanossegundo, que é medida em hertz.