Definição – o que significa o handshake de quatro vias?
Um handshake de quatro vias é um tipo de protocolo de autenticação de rede estabelecido pelo IEEE-802.11i que envolve padrões configurados para a construção e uso de redes locais sem fio (WLANs). O handshake de quatro vias fornece uma estratégia de autenticação segura para dados entregues por meio de arquiteturas de rede.
Definirtec explica o handshake de quatro vias
O handshake de quatro vias usa uma chave de acesso chamada Pairwise Master Key (PMK) e concatenação de vários itens de dados para configurar a criptografia dos dados. Isso inclui itens de uso único chamados ANonce e SNonce, bem como os endereços Mac dos dois terminais envolvidos. Os principais processos do handshake de quatro vias são executados para permitir que um ponto de acesso se autentique no cliente e forneça criptografia segura. O PMK geralmente não é enviado pela rede, deixando esse componente não compartilhado e, portanto, reforçando a segurança do processo.
Embora haja algum debate sobre os pontos específicos da autenticação de handshake de quatro vias, ela é usada para enviar mensagens entre um ponto de acesso e um cliente de maneira segura. Essa configuração complexa permite um processo de autenticação mais seguro que corresponda à complexidade e vulnerabilidades das redes modernas.