Definição – O que significa Geobloqueio?
Geobloqueio é o processo de limitar o acesso do usuário à Internet com base em sua localização física. Geralmente, é implementado por empresas de telecomunicações, sites e outros provedores de conteúdo e proprietários intelectuais, muitas vezes por causa de restrições de direitos autorais. Os bancos de dados que mapeiam as localizações físicas dos endereços IP são frequentemente usados para gerenciar e aplicar geoblocks.
Definirtec explica geobloco
O bloqueio geográfico geralmente usa criptografia para proteger o conteúdo destinado apenas a regiões específicas. Ao longo de sua história, a prática enfrentou diversos desafios. Um exemplo notável é o caso de um estudante alemão que tentou comprar conteúdo com bloqueio geográfico da Sky TV do Reino Unido no início da década de 1990, apenas para ser negado pela empresa. O aluno então estudou a ferramenta de criptografia proprietária da Sky TV e desenvolveu o Season7, um software de descriptografia que, em última análise, permitiu que os telespectadores de toda a Europa acessassem o conteúdo da Sky TV gratuitamente.
Hoje, embora o geobloco continue em uso por muitos dos principais provedores de conteúdo (como o Netflix), as restrições podem ser contornadas usando vários métodos diferentes (como redes virtuais privadas).