Definição – o que significa armazenamento IP (IPS)?
Armazenamento IP (IPS) é o uso de canal de fibra (FC) e tecnologia baseada em IP para acessar dispositivos de armazenamento usando redes TCP / IP. O IPS é a base que permite que as redes de área de armazenamento (SANs) conectem servidores diretamente ao armazenamento.
IPS é projetado para suportar a transparência em diversos sistemas, trabalhando coletivamente em dispositivos de armazenamento centrados na interface de sistema de pequenos computadores (SCSI), canal de fibra e dispositivos de armazenamento Gigabit Ethernet, que usam Internet Fibre Channel Protocol (iFCP) e Internet Small Computer System Interface (iSCSI ) A interoperabilidade transparente inclui SCSI atual ou módulos de canal de fibra, subsistemas de armazenamento ou servidores com adaptadores de barramento de host. Esses módulos podem ser incorporados em uma rede IPS sem ajustes.
Definirtec explica o armazenamento IP (IPS)
O IPS é padronizado pelo Grupo de Trabalho da Internet Engineering Task Force (IETF), uma organização de padrões que identifica problemas e oportunidades em redes de dados IP e propõe soluções para a comunidade da Internet.
O IPS também pode ser usado em intranet ou extranet e também pode conectar uma rede de área de armazenamento (SAN) a áreas remotas.
Os benefícios de usar IPS incluem:
- Manter o mínimo de interrupção
- Oferecendo opções de conectividade mais amplas
- É menos complexo do que o canal de fibra
- Atendendo a padrões de alto desempenho para armazenamento
- Usando as infraestruturas de rede existentes, reduzindo custos
- Permitir que o tráfego de armazenamento seja roteado por uma rede separada
- Usando componentes de hardware menos caros do que o canal de fibra
- Ter arquitetura operacional e menos problemas do que o canal de fibra
- Usando redes TCP / IP para conectar ou estender SANs universalmente
A estrutura IPS é aplicada por meio de infraestruturas de rede conectando SCSI atual, canal de fibra e outros dispositivos com redes de suporte Ethernet gigabit. Os componentes finais podem ser usados como dispositivos de armazenamento ou servidores em todas as estruturas de armazenamento atuais dentro do ISP e, para integração direta, com a rede Ethernet gigabit.