Definição – o que significa arquivo oculto?
Um arquivo oculto é um arquivo que tem o atributo oculto ativado para que não seja visível para os usuários ao explorar ou listar arquivos. Os arquivos ocultos são usados para armazenamento das preferências do usuário ou para preservação do estado dos utilitários. Eles são criados frequentemente por vários utilitários de sistema ou aplicativo. Os arquivos ocultos são úteis para evitar a exclusão acidental de dados importantes.
Definirtec explica o arquivo oculto
A maioria dos sistemas operacionais oferece maneiras de ocultar arquivos e diretórios de arquivos. No entanto, na maioria dos sistemas operacionais, os utilitários de gerenciamento de arquivos permitem que os usuários explorem arquivos ocultos. Os aplicativos de software também estão disponíveis para ocultar e exibir arquivos e diretórios de arquivos.
No caso de computadores Apple, os arquivos são ocultados com a ajuda do utilitário ResEdit. No caso dos sistemas operacionais da Microsoft, os arquivos ocultos aparecem como ícones esmaecidos ou ícones fantasmas. Na maioria dos sistemas operacionais, é possível ocultar arquivos ativando o atributo oculto especial.
Existem alguns motivos para aplicativos e sistemas operacionais suportarem o conceito de arquivo oculto. Um dos principais motivos é reduzir a probabilidade de usuários acidentalmente deletar, modificar ou corromper a configuração crítica ou os arquivos do sistema. Também evita que snoopers casuais acessem arquivos importantes para o usuário ou para a rede. Outra razão é que ocultar arquivos e objetos ajuda a reduzir a confusão visual nos diretórios de arquivos e ajuda os usuários a localizar arquivos e diretórios de maneira fácil e conveniente.