Definição – o que significa gerenciamento de chave de criptografia?
O gerenciamento de chaves de criptografia é a administração de processos e tarefas relacionados à geração, armazenamento, proteção, backup e organização de chaves criptográficas ou criptográficas em um sistema criptográfico. Isso envolve todos os processos, desde o projeto do protocolo criptográfico, projeto dos servidores principais, procedimentos do usuário e outros processos relevantes usados na criptografia.
Definirtec explica gerenciamento de chave de criptografia
O gerenciamento de chaves de criptografia é fundamental para o sucesso e a segurança de um criptosistema e é indiscutivelmente o aspecto mais difícil e complexo de um criptosistema, pois envolve a criação de uma política de sistema viável, treinamento de usuário, interações entre diferentes departamentos da organização e a coordenação adequada entre todas essas entidades. O objetivo é fornecer um ponto centralizado para o gerenciamento de chaves, o que permite aos administradores gerenciar com segurança o ciclo de vida das chaves e tornar a distribuição mais confiável, segura e fácil.
O gerenciamento de chaves de criptografia é uma necessidade para a proteção de dados eficaz, mas não existe uma solução única para isso; é por isso que as organizações precisam adaptar seu próprio sistema ou selecionar entre um punhado de fornecedores que ainda estão desenvolvendo seus próprios sistemas. Existem vários esforços em andamento em termos de criação de um sistema de gerenciamento de chave de criptografia.