Definição – O que significa Dynamic Structured Query Language (Dynamic SQL)?
Dynamic Structured Query Language (SQL) é uma versão SQL que facilita a geração de consultas de programa dinâmicas (ou variáveis). O SQL dinâmico permite que um programador escreva código que se ajusta automaticamente a diversos bancos de dados, ambientes, servidores ou variáveis.
As instruções SQL dinâmicas não são incorporadas ao programa de origem, mas armazenadas como cadeias de caracteres que são manipuladas durante o tempo de execução do programa. Essas instruções SQL são inseridas por um programador ou geradas automaticamente pelo programa. Esta é a principal diferença entre instruções SQL dinâmicas e SQL estáticas. As instruções SQL dinâmicas também podem mudar de uma execução para a próxima sem intervenção manual.
O SQL dinâmico facilita a geração e manipulação automáticas de módulos de programa para preparação e desempenho de tarefas repetidas automatizadas e eficientes.
Definirtec explica Dynamic Structured Query Language (Dynamic SQL)
O SQL dinâmico facilita o desenvolvimento de aplicativos poderosos com a capacidade de criar objetos de banco de dados para manipulação de acordo com a entrada do usuário. Por exemplo, um aplicativo da Web pode permitir parâmetros que especificam uma consulta SQL. As consultas SQL típicas acomodam alguns parâmetros. No entanto, inserir 10 ou mais parâmetros geralmente leva a consultas SQL altamente complexas, especialmente se um usuário tiver permissão para inserir condições (como AND ou OR) entre os parâmetros.
O SQL dinâmico aumenta o processamento e a eficiência executando consultas simultâneas e distribuindo os resultados de uma consulta de interface única em vários bancos de dados.
As primeiras versões do banco de dados Oracle com SQL dinâmico PL / SQL exigiam que os programadores usassem uma biblioteca de pacotes Oracle DBMS_SQL complicada. Mais tarde, um “SQL dinâmico nativo” mais simples foi introduzido.