Definição – O que significa Switched Multimegabit Data Service (SMDS)?
Um serviço de dados multimegabit comutado (SMDS) é um serviço de telecomunicações sem conexão que permite que as organizações troquem grandes quantidades de dados em uma rede de longa distância (WAN) em uma base não constante ou intermitente. O SMDS é geralmente fornecido por companhias telefônicas como um serviço de valor agregado.
O SMDS estende as habilidades da rede local (LAN) de uma organização para uma área ampla conforme a necessidade. Se um escritório regional de um banco comercial precisar enviar dados apenas uma vez por dia para a sede central, não há necessidade de ter uma conexão de rede de longa distância (WAN) dedicada, que ficará ociosa na maior parte do dia. O SMDS oferece uma solução por meio do uso de instalações públicas de telecomunicações para enviar periodicamente uma explosão de dados, mas apenas quando e conforme necessário.
Definirtec explica o Switched Multimegabit Data Service (SMDS)
SMDS não é um protocolo, mas sim um serviço de telecomunicações. Ele pode ser usado por qualquer protocolo que suporte comunicações sem conexão. Uma comunicação sem conexão é aquela em que o remetente não verifica a existência do destinatário antes de enviar. É análogo a enviar cartas pelos correios sem verificar o endereço de recebimento correto.
Embora o SMDS seja uma solução confiável e de alta velocidade, é bastante caro. Ele foi amplamente substituído por tecnologias mais recentes, como comutação de etiqueta multiprotocol (MPLS) e telecomunicações baseadas em IP.