Definição – O que significa Browser Hijacker?
Um sequestrador de navegador é um espião ou malware, comumente disponível como um complemento do navegador da Web, que altera as configurações do navegador do usuário da Web para alterar a página inicial padrão, de erro ou de pesquisa. Ele pode redirecionar o usuário para sites indesejados enquanto captura dados confidenciais para ganhos pessoais ou comerciais.
Quando um sequestrador de navegador não é removido, o navegador infectado pode usar as configurações padrão do navegador de malware após cada reinicialização, mesmo se as configurações forem reajustadas manualmente.
Definirtec explica o sequestrador de navegador
Os sequestradores de navegador geram lucro e tráfego para sites que capturam dados de computadores pessoais ou instalam key loggers, malware ou adware para roubar informações confidenciais, como nomes de usuário e senhas.
Métodos de infecção:
- Normalmente, esses sequestradores são instalados por aplicativos gratuitos perigosos, programas de suporte a anúncios ou shareware, que incluem uma variedade de plug-ins de navegador e barras de ferramentas. Em muitos casos, a remoção do aplicativo hospedeiro não elimina o parasita agrupado.
- Muitos parasitas de adware e spyware têm sequestradores de navegador integrados, que são instalados silenciosamente durante o processo de instalação do parasita hospedeiro. A remoção de adware ou spyware específico não remove o sequestrador de navegador.
- Alguns sequestradores de navegador encontrados regularmente entram na máquina por meio dos controles ActiveX do Internet Explorer (IE) ou aproveitando as vulnerabilidades do navegador.
Um parasita típico pode complicar gravemente o trabalho do usuário e diminuir a produtividade. Os efeitos negativos podem incluir o seguinte:
- Os sites favoritos e mais visitados são bloqueados.
- A segurança do navegador é mínima.
- As consultas na Web não funcionam nos motores de busca.
- Os dados necessários não podem ser acessados.
Os sequestradores de navegador também podem atacar o sistema e os aplicativos instalados. Esses parasitas podem desencadear problemas de instabilidade do navegador, erros repetidos e problemas gerais de desempenho.
As ferramentas preventivas incluem vigilância e bom senso. Por exemplo, nunca clique em anúncios pop-up de um site desconhecido ou não confiável ao instalar extensões, como a Barra de Ferramentas Google. Se um aplicativo de software solicitar aprovação antes do download, analise cuidadosamente os termos e condições do produto para evitar o sequestro cego de navegador.
Merijn Bellekom desenvolveu a ferramenta de remoção de sequestrador CWShredder para combater o CoolWebSearch (CWS), um dos primeiros sequestradores de navegador a direcionar o tráfego do usuário da Web para resultados de mecanismos de pesquisa com várias formas de adware. Naquela época, os programas antivírus, adware e anti-malware não tinham recursos de remoção do sequestrador.