Definição – O que significa a Lei de Metcalfe?
A Lei de Metcalfe é um conceito usado em redes de computadores e telecomunicações para representar o valor de uma rede. A Lei de Metcalfe afirma que o impacto de uma rede é o quadrado do número de nós na rede. Por exemplo, se uma rede tem 10 nós, seu valor inerente é 100 (10 * 10). Os nós finais podem ser computadores, servidores e / ou usuários conectados.
Definirtec explica a lei de Metcalfe
A Lei de Metcalfe foi concebida por George Gilder, mas é atribuída a Robert Metcalfe, co-inventor da Ethernet (1980). Ele fala tanto do crescimento no número de conexões quanto do valor. Dado que a Internet como a conhecemos hoje não existia quando a Lei foi formulada, ela falou mais sobre o valor dos dispositivos em geral. Por exemplo, possuir um único aparelho de fax inútil. Quando há dois aparelhos de fax, você pode se comunicar com outra pessoa, mas quando há milhões, o dispositivo tem algum valor.
Com o tempo, a Lei de Metcalfe foi associada ao crescimento substancial da Internet e como ela funciona em linha com a Lei de Moore. O conceito é semelhante ao conceito de negócio de “efeito de rede” em que o valor de uma rede fornece tanto valor adicional quanto vantagem competitiva. Por exemplo, o eBay pode ou não ter o melhor site de leilões, mas claramente teve a maioria dos usuários. Como isso é tão difícil de replicar, o poder da rede expulsou outros concorrentes.