Definição – O que significa Monitoramento de Radiofrequência (RFM)?
O monitoramento de radiofrequência (RFM) é uma tecnologia de comunicação sem fio que consiste em pelo menos dois componentes, cada um capaz de detectar a presença ou ausência do outro. Dependendo da aplicação, um componente pode registrar a data e hora em que o outro componente não consegue receber um sinal de monitoramento de radiofrequência (RF). Quando o sinal de monitoramento é recebido novamente, os dados correspondentes são registrados novamente. RFM usa a mesma tecnologia de identificação por radiofrequência ou RFID.
Definirtec explica o monitoramento de radiofrequência (RFM)
A oscilação de radiofrequência está entre 30 KHz (quilo hertz ou 1000 ciclos por segundo) e 300 GHz (Giga hertz ou 1.0 bilhão de ciclos por segundo). A corrente alternada (AC), ao contrário da corrente contínua (DC), possui uma propriedade especial de irradiar ondas eletromagnéticas de um condutor; esta é a base da tecnologia RF. Freqüências diferentes se propagam por meio de diferentes meios para distâncias variadas; por exemplo, alguns sistemas de alta frequência (HF; 3 a 30 MHz) e muito alta frequência (VHF; 30 MHz a 300 MHz) podem transmitir sinais de mais de 90 metros.
Um dos usos mais comuns de monitoramento de radiofrequência é uma tecnologia usada por agências de aplicação da lei de cidades e condados. Eles monitoram a presença ou ausência de réus sujeitos à prisão domiciliar. O equipamento inclui uma tornozeleira e uma estação base de monitoramento.
Exemplos de outras indústrias que usam essa tecnologia incluem:
- Produtos de monitoramento de vendas no varejo saindo das lojas
- Monitoramento e rastreamento de animais selvagens ou domésticos
- Fabricantes monitorando produtos durante o processo de fabricação
- Embarcadores de pacotes de rastreamento
- Empresas de transporte rastreando cargas, veículos e motoristas