Definição – o que significa desinstalar?
Desinstalar é o processo de remover ou excluir um aplicativo ou software de dispositivos eletrônicos, como um computador pessoal, laptop, smartphone, telefone celular, etc. Desinstalar ajuda a remover aplicativos ou programas que não estão funcionando ou funcionando corretamente, estão desatualizados ou não estão sendo usado mais. Também pode ajudar se for necessário espaço em disco extra. No entanto, a desinstalação, se feita incorretamente, pode resultar em problemas de desempenho e problemas para o dispositivo eletrônico.
Definirtec explica a desinstalação
Normalmente, um aplicativo inclui um programa de desinstalação que pode ser usado para remover o aplicativo, se necessário. Na verdade, esta é a forma recomendada de remover um programa ou aplicativo de um dispositivo, pois remove todas as configurações, informações de registro e outros arquivos, incluindo os arquivos gerados pelo programa ou aplicativo para garantir que nenhum conflito, se houver, irá ocorrer no futuro. Em alguns casos, pesquisar o arquivo do aplicativo por meio de um navegador de arquivos pode ajudar na desinstalação do aplicativo. No entanto, um desinstalador ainda pode ser necessário para remover todos os arquivos, incluindo os arquivos órfãos que não foram excluídos por uma desinstalação manual.
Para dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets, estão disponíveis removedores de aplicativos que executam uma funcionalidade semelhante à de um desinstalador. Para a maioria dos sistemas operacionais, os comandos estão disponíveis no nível do kernel para desinstalar aplicativos ou programas. Os comandos e o método de remoção variam de acordo com o sistema operacional e, às vezes, com o tipo de aplicativo. Se o programa estiver instalado em um sistema operacional Windows, o usuário pode desinstalá-lo do Painel de Controle usando a opção “Desinstalar um programa”. Se este procedimento não funcionar, o usuário pode usar o recurso de ponto de restauração do sistema do Windows para desinstalar um aplicativo, o que traz o sistema ao estado anterior à instalação do programa.