Definição – O que significa Desobediência Civil Eletrônica (ECD)?
Desobediência civil eletrônica (ECD) é qualquer tipo de desobediência civil na qual manifestantes ou participantes usam qualquer forma de tecnologia da informação e da Internet para realizar seus protestos e ações.
Esta forma de desobediência civil normalmente faz uso de computadores ou qualquer outro dispositivo habilitado para Internet para realizar protestos e, como tal, também é conhecido como hacktivismo, embora o hacking raramente esteja envolvido, já que os manifestantes realmente querem suas causas e, até certo ponto, suas identidades conhecidas .
A desobediência civil eletrônica também é conhecida como desobediência civil cibernética.
Definirtec explica desobediência civil eletrônica (ECD)
O termo “desobediência civil eletrônica” foi usado pela primeira vez nos escritos do Critical Arts Ensemble (CAE), um coletivo de artistas de mídia e outros praticantes, em seu texto de 1996 “Desobediência Civil Eletrônica: E Outras Idéias Impopulares”. O objetivo do ECD é continuar a prática de protestos perturbadores, porém não violentos, que foram iniciados por Henry David Thoreau, que publicou seu texto “Desobediência Civil” em 1848.
Um ato comum de ECD é a forma de protesto semelhante a DDoS chamada “sit-ins virtuais”, em que os participantes acessam simultaneamente e continuamente um site de destino com o objetivo de interromper suas operações normais para evitar que usuários regulares o acessem, reduzindo sua velocidade ou quebrá-lo totalmente. Outros formulários incluem:
- Campanhas de assinatura
- discussões
- Informações simples impulsionam
Tudo isso é feito pela Internet com o uso de blogs, fóruns de discussão e outros tipos de sites semelhantes.