Definição – O que significa Código Universal de Produto (UPC)?
O Código de Produto Universal (UPC) é um código de barras de 12 dígitos atribuído a um produto de consumo para identificá-lo e ao seu fabricante. O código de barras consiste em uma série de barras verticais de largura variável e foi originalmente criado pela IBM em 1973 para rastrear mercadorias nas lojas, principalmente no ponto de venda (PDV). Desde então, o uso de UPC também se espalhou para outros países, como Reino Unido, Canadá, Austrália, etc.
O padrão UPC é mantido e regulamentado pela GS1, uma organização internacional sem fins lucrativos que mantém e desenvolve padrões para cadeias de suprimento e demanda em vários setores da indústria.
Definirtec explica o Código de Produto Universal (UPC)
Um UPC é emitido para um fabricante que solicita a codificação de seu produto pelo GS1. Os primeiros seis dígitos do número UPC são o número de identificação do fabricante, o que significa que é o mesmo para todos os produtos daquele fabricante específico. O segundo conjunto de seis números pertence ao próprio item e pode ser atribuído apenas a um único item. Se um fabricante registrar mais de um produto, deverá pagar para obter um número exclusivo para cada produto. O motivo pelo qual isso é feito pelo GS1 é para garantir que cada item do produto tenha um UPC exclusivo, a fim de evitar possíveis confusões durante o varejo. Um código de barras específico que representa o UPC também é atribuído.
O UPC identifica apenas um item específico e não contém outras informações como preço ou quantidade. Isso ocorre para que o fornecedor ou ponto de venda possa atribuir seu próprio preço ao item. O que os consumidores veem acontecendo no PDV das lojas de varejo durante a digitalização é o sistema usando o UPC do item para consultar o banco de dados local do item para o preço, e não é realmente o UPC fornecendo o preço.