Definição – o que significa recursos compartilhados?
Recursos compartilhados, também conhecidos como recursos de rede, referem-se a dados do computador, informações ou dispositivos de hardware que podem ser facilmente acessados de um computador remoto por meio de uma rede local (LAN) ou intranet corporativa. O acesso bem-sucedido a recursos compartilhados permite que os usuários operem como se o recurso compartilhado estivesse em seus próprios computadores. Os objetos de ambiente de rede compartilhado usados com mais frequência são arquivos, dados, recursos de multimídia e hardware, como impressoras, aparelhos de fax e scanners.
Definirtec explica recursos compartilhados
Os pontos LAN compartilhados são usados por uma variedade de recursos do sistema, como discos rígidos, impressoras, scanners e placas de rede.
O compartilhamento de arquivos e impressoras ocorre por meio de dois mecanismos de comunicação de rede: compartilhamento ponto a ponto (P2P) e o modelo de rede cliente-servidor.
O compartilhamento de recursos de rede requer o cumprimento de certas restrições, como a seguir:
- Segurança: as organizações apresentam oportunidades contínuas para recursos compartilhados não autorizados. Mecanismos de segurança devem ser implementados para fornecer parâmetros eficientes.
- Compatibilidade: vários sistemas operacionais cliente-servidor podem ser instalados, mas o cliente deve ter um sistema operacional ou aplicativo compatível para acessar recursos compartilhados. Caso contrário, o cliente pode encontrar problemas que criam atrasos na comunicação e exigem solução de problemas.
- Mapeamento: Qualquer unidade, arquivo ou recurso de hardware de sistema operacional compartilhado pode ser acessado por meio de mapeamento, o que requer um endereço de destino compartilhado e convenções de nomenclatura.
- Protocolo de transferência de arquivos (FTP) e compartilhamento de arquivos: o FTP não é afetado por recursos compartilhados porque a Internet é o backbone do FTP. O compartilhamento de arquivos é um conceito de LAN.