Definição – o que significa Build Tool?
Ferramentas de construção são programas que automatizam a criação de aplicativos executáveis a partir do código-fonte. A construção incorpora compilar, vincular e empacotar o código em uma forma utilizável ou executável. Em pequenos projetos, os desenvolvedores geralmente invocam manualmente o processo de construção. Isso não é prático para projetos maiores, onde é muito difícil acompanhar o que precisa ser construído, em que sequência e quais dependências existem no processo de construção. Usar uma ferramenta de automação permite que o processo de construção seja mais consistente.
Definirtec explica Build Tool
O objetivo principal das primeiras ferramentas de construção, como os utilitários GNU make e “makedepend”, comumente encontrados em sistemas operacionais baseados em Unix e Linux, era automatizar as chamadas para os compiladores e linkers. Hoje, à medida que os processos de construção se tornam cada vez mais complexos, as ferramentas de automação de construção geralmente suportam o gerenciamento das atividades de pré e pós-compilação e link, bem como as atividades de compilação e link.
O processo de compilação de código é essencial para a criação de software quando linguagens de programação de alto nível são usadas. Parte da função da ferramenta de construção é lidar com erros no processo de compilação de sistemas de software complexos.
As ferramentas de construção modernas vão além ao permitir o processamento do fluxo de trabalho, obtendo o código-fonte, implementando executáveis para serem testes e até mesmo otimizando processos de construção complexos usando tecnologias de construção distribuídas, o que envolve a execução do processo de construção de maneira coerente e sincronizada em várias máquinas.