Definição – O que significa Diagrama de Entidade-Relacionamento (ERD)?
Um diagrama de relacionamento de entidade (ERD) é uma técnica de modelagem de dados que ilustra graficamente as entidades de um sistema de informações e os relacionamentos entre essas entidades. Um ERD é um modelo conceitual e representacional de dados usado para representar a infraestrutura da estrutura da entidade.
Os elementos de um ERD são:
- Entidades
- Relacionamentos
- Atributos
As etapas envolvidas na criação de um ERD incluem:
- Identificando e definindo as entidades
- Determinando todas as interações entre as entidades
- Analisando a natureza das interações / determinando a cardinalidade das relações
- Criando o ERD
Definirtec explica o Diagrama de Relacionamento de Entidade (ERD)
Um diagrama de relacionamento de entidade (ERD) é crucial para criar um bom design de banco de dados. Ele é usado como um modelo de dados lógico de alto nível, o que é útil no desenvolvimento de um projeto conceitual para bancos de dados.
Uma entidade é um item ou conceito do mundo real que existe por conta própria. Entidades são equivalentes a tabelas de banco de dados em um banco de dados relacional, com cada linha da tabela representando uma instância dessa entidade.
Um atributo de uma entidade é uma propriedade particular que descreve a entidade. Um relacionamento é a associação que descreve a interação entre entidades. Cardinalidade, no contexto de ERD, é o número de instâncias de uma entidade que pode, ou deve, ser associada a cada instância de outra entidade. Em geral, pode haver relacionamentos um-para-um, um-para-muitos ou muitos-para-muitos.
Por exemplo, vamos considerar duas entidades do mundo real, um funcionário e seu departamento. Um funcionário possui atributos como número do funcionário, nome, número do departamento, etc. Da mesma forma, o número e o nome do departamento podem ser definidos como atributos de um departamento. Um departamento pode interagir com muitos funcionários, mas um funcionário pode pertencer a apenas um departamento, portanto, pode haver uma relação um-para-muitos, definida entre o departamento e o funcionário.
No banco de dados real, a tabela de funcionários terá o número do departamento como uma chave estrangeira, referenciando da tabela do departamento, para reforçar o relacionamento.