Celeron

Definição – o que significa o Celeron?

Celeron é uma família de processadores Intel de baixo custo x86 e IA-32 baseada em designs Pentium. Embora inicialmente baseados na arquitetura do Intel II, os processadores Celeron posteriormente migraram para o Pentium III. Em comparação com os equivalentes do Pentium, os processadores Celeron têm preços mais baixos e alguns dos recursos do processador de ponta desabilitados. Os processadores Celeron costumam ser o principal microprocessador de computadores pessoais e laptops baratos.

Definirtec explica Celeron

Os processadores Celeron foram introduzidos em 1998 para lidar com a perda da Intel no mercado de baixo custo. As CPUs Celeron são em sua maioria empacotadas da mesma maneira que o Pentium ou outros microprocessadores da marca Intel. No entanto, diferentes tipos de embalagem foram adotados para as diferentes gerações de processadores Celeron. Por exemplo, os Celerons baseados no núcleo Pentium II foram embalados em um formato PGA de plástico ou no Slot 1, em comparação com o pacote em um pacote FC-PGA para chips Celeron baseados no núcleo Pentium III. Semelhante a outros microprocessadores P6 da Intel, os processadores Celeron podem realizar multiprocessamento simétrico.

Devido ao tamanho menor do cache L2, os Celerons são mais lentos do que os Pentiums com freqüência semelhante. Eles também têm velocidade de barramento menor do que processadores Pentium semelhantes.

Os microprocessadores Celeron oferecem desempenho decente para usuários domésticos e empresariais e para usuários que realizam tarefas básicas e navegam na Internet. Os processadores Celeron não são recomendados para usuários avançados e usuários de jogos altamente dependentes de hardware.