Definição – o que significa a verificação de validade?
Uma verificação de validade é o processo de garantir que um conceito ou construção é aceitável no contexto do processo ou sistema em que deve ser usado. Por exemplo, em sistemas de computador que giram em torno da criação, consumo e manipulação de dados, é muito importante que todos os dados estejam corretos antes do processamento para garantir que nenhum erro seja encontrado. Uma verificação de validade é feita nos dados de entrada para garantir que eles atendam aos requisitos do sistema.
Definirtec explica a verificação de validade
A verificação de validade é um processo universal usado em diferentes setores, principalmente em informações e tecnologia, onde os dados e processos devem atender aos padrões de qualidade que garantem o funcionamento adequado do software ou dispositivo de hardware. Os exemplos mais simples para verificação de validade são em um sistema de entrada de dados, onde alguns campos específicos podem exigir dados numéricos, então um algoritmo de verificação de validade pode ser colocado em prática para detectar se as entradas do usuário são números ou não, notificando imediatamente o usuário de um erro. Uma verificação de validade de redundância é feita na entrada enviada no campo se os dados inseridos forem números puros e um erro será retornado se não forem.
A validade e a correção dos dados são essenciais em sistemas com muitos dados, especialmente aqueles que lidam com finanças; por isso é muito importante manter a verificação de validade adequada desde a entrada até o processamento e até mesmo a saída. As empresas perderam milhões de dólares devido a informações erradas. Portanto, em essência, uma verificação de validade é apenas um mecanismo usado para determinar se uma entrada, dados ou processo está em conformidade com os padrões definidos pelo sistema para o qual está sendo aplicado, e os detalhes de como essa verificação é feita variam de processo para processo e sistema para sistema.