Definição – O que significa Random Number Generator (RNG)?
Um gerador de números aleatórios (RNG) é uma construção matemática, computacional ou como um dispositivo de hardware, que é projetado para gerar um conjunto aleatório de números que não deve exibir nenhum padrão distinguível em sua aparência ou geração, daí a palavra aleatório. Freqüentemente, tem a forma de uma função ou blocos de código usados em aplicativos de software, como jogos, onde um elemento de sorte é necessário.
Definirtec explica Random Number Generator (RNG)
Os geradores de números aleatórios são apenas a aplicação moderna de dispositivos de aleatoriedade que existiam desde os tempos antigos, como dados, cartas embaralhadas, lançar moedas e até tirar palhinhas. Na computação moderna, geradores de números aleatórios são implementados por meio de programação baseada em computação determinística, mas isso não é realmente considerado como verdadeiro aleatório porque a saída pode realmente ser prevista se todos os valores iniciais forem conhecidos, então isso é chamado de geração de número pseudo-aleatório. No entanto, na prática, isso é suficiente para cumprir a maioria das tarefas. A verdadeira aleatoriedade não é realmente necessária o tempo todo; na verdade, alguns aplicativos não se beneficiam disso. Considere a função “aleatória” em um reprodutor de música; ele só parece aleatório porque, se for realmente aleatório, não terá nenhuma restrição quanto à reprodução das mesmas faixas duas ou mais vezes em sucessão. Pode até haver algoritmos implantados para controlar o processo de seleção.
Um verdadeiro gerador de números aleatórios não pode confiar em equações matemáticas e algoritmos computacionais para obter um número aleatório porque, se houver uma equação envolvida, ela não é aleatória. Para obter a verdadeira aleatoriedade, um dispositivo deve coletar entropia do ambiente natural para medir, como ruído atmosférico e térmico e outros fenômenos quânticos e eletromagnéticos. Um exemplo de gerador de números aleatórios é um dispositivo que mede o ruído de rádio e, em seguida, extrai esse valor e o apresenta ao usuário ou aplicativo. Outras fontes de entropia incluem fenômenos físicos subatômicos, como decadência radioativa, cuja imprevisibilidade e aleatoriedade podem ser explicadas pelas leis da mecânica quântica.
Os aplicativos que se beneficiam da verdadeira aleatoriedade são jogos como os relacionados a jogos de azar, como bingo, jogos de cartas, loteria e jogos semelhantes. Os videogames que enfatizam a coleta de saques aleatórios também se beneficiam da verdadeira aleatoriedade, já que a geração de números pseudo-aleatórios pode levar à frustração, pois pode demorar muito sem que o número alvo seja atingido ou o mesmo número possa ser obtido repetidamente.