Definição – o que significa falha catastrófica?
Uma falha catastrófica em TI é um evento que prejudica substancialmente, danifica, desliga ou incapacita parte ou todo o sistema. Falhas catastróficas interrompem as operações centrais e impedem a capacidade dos sistemas de negócios de realizar suas tarefas em tempo real. Esses eventos requerem alguma resposta de TI combinada e, em muitos casos, planejamento de longo prazo para prevenção.
Definirtec explica falha catastrófica
É importante ressaltar que as falhas catastróficas, como travamentos de unidade de disco, picos de energia, infestações de malware e outros eventos importantes de TI podem ser classificados como catastróficos, não por sua natureza inerente, mas por como afetam o sistema, dependendo de sua engenharia e Construir. Por exemplo, os planejadores usam coisas como estratégias de redundância e mecanismos de failover para tornar os sistemas mais resilientes – de forma que uma falha catastrófica específica possa afetar dois sistemas de maneiras muito diferentes. Suponha que o sistema A tenha backups de dados em tempo real e sistemas de failover, enquanto o sistema B está executando apenas uma operação de banco de dados de um servidor. Um evento de TI localizado como os mencionados acima levaria a uma falha catastrófica no sistema B, enquanto o sistema A funciona suavemente. O objetivo é construir sistemas que funcionem sem problemas e graciosamente, independentemente de vários eventos que podem causar falha catastrófica em sistemas mais primitivos.
Com isso em mente, cabe às empresas identificar o que constitui uma “falha catastrófica” e planejar para evitá-la. Os líderes de negócios podem considerar coisas como tempo de inatividade e perda de dados como elementos de falha catastrófica, enquanto tentam projetar preventivamente proteções de rede e outras estratégias para evitar essas falhas catastróficas e proteger os sistemas de TI da empresa.