Definição – O que significa Modulação de Amplitude em Quadratura (QAM)?
A modulação de amplitude em quadratura (QAM) é um esquema de modulação usado para sinais digitais e analógicos. QAM dobra a largura de banda efetiva combinando dois sinais modulados em amplitude em um único canal. Isso permite que vários sinais analógicos sejam colocados em uma única portadora, por exemplo, em sinais de televisão, que contêm sinais de cor e som. Os dois canais necessários para sinais de som estéreo podem ser transportados por um único QAM. QAM digital ou QAM quantizado é frequentemente usado para sistemas de comunicação de rádio de celular regular para LTE incluindo WiMAX e Wi-Fi gratuito.
A Definirtec explica a modulação de amplitude em quadratura (QAM)
A modulação de amplitude de quadratura (QAM) é uma técnica usada para transmitir dois fluxos de bits digitais ou dois sinais analógicos modulando ou alterando as amplitudes de duas ondas portadoras de modo que difiram em fase em 90 graus, um quarto de ciclo, daí o nome quadratura . Um sinal é chamado de sinal “I” e o outro é o sinal “Q”, que pode ser matematicamente representado por um cosseno e uma onda senoidal, respectivamente.
O QAM combina as duas portadoras e envia os sinais combinados em uma única transmissão para serem separados e extraídos no destino. Os sinais são demodulados e os dados são então extraídos de cada um e recombinados para formar a informação de modulação original. Exemplos de tecnologias que usam QAM são os sistemas de televisão PAL e NTSC, onde os diferentes canais, que são fornecidos pela QAM, permitem a transmissão dos componentes de croma ou informação de cor para aparelhos de TV.