Definição – O que significa Block Bit Transfer (Blit)?
Uma transferência de bloco de bits é um procedimento para transferir blocos de memória, geralmente na forma de pixels visuais, entre destinos. O termo remonta à década de 1970 e ao uso desse tipo de rotina para envio de gráficos de bitmap em blocos. Por exemplo, um processo de transferência de bloco de bits pode ser usado para renderizar sprites em um fundo visual.
Uma transferência de bloco de bits também é conhecida como bit blit, BLT ou BITBLT.
Definirtec explica Block Bit Transfer (Blit)
Um processo de transferência de bloco de bits pode envolver a transformação de blocos de pixels e alteração do valor da cor ou sombra de um bloco de pixels, ou alteração da orientação de uma imagem visual. Alguns componentes de vídeo incluem recursos de transferência de bloco de bits para que possam transferir gráficos mais rápido do que fariam por meios convencionais. Isso pode ser feito usando um “blitter”, que é um circuito dedicado destinado a copiar grandes quantidades de dados e enviá-los para uma determinada área de armazenamento de memória.
BLT também foi usado para descrever um terminal de bitmap desenvolvido por Rob Pike na Bell Labs, que mais tarde se tornaria o AT&T 5620. Aqui, dizem que a palavra “blit” significa “bacon, alface e tomate interativo”.