Definição – o que significa Internet Map?
Um mapa da Internet é como qualquer outro mapa em função, pois exibe a posição relativa de um objeto com base em outros objetos ao seu redor. No entanto, ele difere de um mapa médio no sentido de que um mapa da Internet não está alinhado em uma superfície, nem mostra realmente uma localização física. Utiliza círculos para representar sites, que variam de acordo com o tráfego de seu site, e usa uma apresentação bidimensional dos conectores que ligam os sites, que formam a Internet como um todo.
Definirtec explica o mapa da Internet
O tamanho do círculo do site é determinado por sua popularidade e pelo número de visitantes. A proximidade dos círculos retrata os links entre os sites, o que significa que os sites frequentemente vinculados são aqueles que os usuários tendem a visitar usando links de outros sites. É por isso que sites com conteúdo semelhante costumam ser encontrados em um cluster. As cores dos círculos indicam o país.
O estudo de como a Internet se conecta fisicamente a diferentes computadores é denominado mapeamento da Internet, e tem sua contrapartida na rede, que envolve o estudo de conexões físicas de rede, denominado mapeamento de rede. A Internet é simplesmente uma interconexão global de redes de computadores. Portanto, o mapa da Internet é simplesmente um mapa de diferentes redes menores.
O mapa da Internet começou devido à necessidade de visualização da Internet. Muitos projetos foram iniciados, mas um dos mais proeminentes é o projeto de mapeamento da Internet que William Cheswick e Hal Burch da Bell Labs iniciaram em 1997. Um ano após seu lançamento em 1998, o projeto começou a reunir centenas de caminhos diferentes no estilo traceroute de milhares de redes de computadores quase todos os dias. Eles foram capazes de incluir dados da Internet e visualização de mapas da Internet.