Definição – o que significa o Logic Analyzer?
Um analisador lógico é um instrumento eletrônico usado para capturar e exibir vários sinais de um sistema ou circuito digital. Este instrumento de teste de laboratório eletrônico é projetado para avaliar e exibir sinais de circuitos eletrônicos que estão sendo testados, a fim de determinar se o circuito está funcionando conforme projetado e se não há bugs. Ele funciona da mesma maneira que um osciloscópio, mas é capaz de capturar vários sinais.
Definirtec explica Logic Analyzer
Um analisador lógico, em sua operação mais básica, captura, condiciona, analisa e exibe uma série de eventos digitais produzidos por um dispositivo ou circuito eletrônico específico. Uma vez capturados, os dados podem ser renderizados como tráfego decodificado, listagens de estado ou até mesmo imagens gráficas. As versões avançadas podem armazenar dados anteriores e, em seguida, compará-los a novos conjuntos de dados para trazer mais informações sobre as atividades do circuito ou sistema que está sendo testado.
Um analisador lógico também possui recursos avançados de disparo, que são úteis para visualizar as relações de temporização presentes entre os muitos sinais diferentes em um sistema digital.
Categorias de um analisador lógico:
- Baseado em PC – O hardware do analisador lógico se conecta a um PC ou outros tipos de computadores por meio de uma porta USB, Ethernet ou serial. A função principal do hardware do analisador lógico é a captura de dados e condicionamento de sinal, enquanto todas as análises e funções especiais serão feitas no lado do software.
- Portátil – Também conhecido como analisador lógico autônomo, que integra todos os componentes em um único pacote, normalmente vem como está e geralmente não é atualizável em comparação com o analisador lógico modular, que pode trocar módulos de função, ou para um baseado em PC , que pode ter qualquer número de adições de funcionalidade por meio de atualizações de software.
- Modular – este tipo é projetado para ter várias portas de módulo para adicionar mais canais e funcionalidades ao sistema. O chassi ou estrutura é composto pelo monitor, computador, controles e slots de expansão para módulos adicionais. Este tipo de analisador lógico é normalmente mais caro do que os outros dois tipos, mas pode preencher ambas as funções porque é, de certa forma, portátil, uma vez que não é aparafusado e também pode ser conectado a um PC para funcionalidade de software adicional.