Definição – o que significa soberania de dados?
O princípio da soberania dos dados é que os dados pertencem à jurisdição do estado-nação onde são originalmente mantidos na forma binária. A soberania dos dados ajuda a resolver muitas questões complicadas sobre ativos digitais ou como regular o fluxo de informações online.
Definirtec explica a soberania dos dados
Essencialmente, os princípios de soberania de dados sustentam que há uma única origem autêntica de um dado, que consiste no país em que esses dados são armazenados principalmente. No entanto, resolver isso é mais fácil dizer do que fazer na era da nuvem e do software como serviço.
Isso ocorre porque essas arquiteturas de abstração de hardware transportam dados para todos os lugares, o tempo todo – muitas vezes em tempo real – e isso pode tornar extremamente difícil localizar a origem dos dados e de onde eles vêm.
Ao mesmo tempo, uma necessidade abrangente de pesquisa sobre soberania de dados é o surgimento de leis nacionais de privacidade proprietárias. Talvez o exemplo mais proeminente seja a Regra Geral de Proteção de Dados da Europa ou GDPR, que entrou em ação nos últimos dois anos.
O GDPR regula o uso de dados privados de um cidadão europeu, e a soberania dos dados pode ter influência sobre como essa regulamentação é aplicada. Isso exige que as empresas e outras partes interessadas façam vários tipos de descoberta para descobrir a quem pertencem os dados e em que país se originaram.
Teoricamente, um conjunto internacional de regulamentações eliminaria muitos dos requisitos para determinar a soberania dos dados para um determinado conjunto de dados.