Definição – o que significa interface paralela?
Uma interface paralela se refere a um canal multilinha, com cada linha capaz de transmitir vários bits de dados simultaneamente. Antes que as portas USB se tornassem comuns, a maioria dos computadores pessoais (PCs) tinha pelo menos uma interface paralela para conectar uma impressora usando uma porta paralela. Em contraste, uma “interface serial” usa uma porta serial, uma única linha capaz de transmitir apenas um bit de dados por vez; uma conexão de mouse de computador é um bom exemplo.
Definirtec explica a interface paralela
A primeira interface paralela foi a interface paralela Centronics desenvolvida e usada na impressora modelo Centronics 101 em 1970. Ela se tornou o padrão; mas uma variedade de cabos era necessária. Produtos de dados e outros fabricantes criaram conectores de até 50 pinos. Em 1981, a IBM apresentou seus computadores pessoais com conexões de impressora usando um cabo com um conector DB25F de 25 pinos na extremidade do PC e um conector Centronics de 36 pinos na extremidade da impressora. Em 1987, a IBM introduziu uma interface paralela bidirecional; e em 1992 a Hewlett-Packard introduziu sua versão, chamada “Bitronics”, com seu LaserJet 4. Ambos foram substituídos pelo padrão de interface paralela IEEE 1284 em 1994.
O padrão IEEE 1284 especificava cinco modos de operação, cada um especificando uma direção do fluxo de dados, ou seja, próximo ou longe do computador ou bidirecional. São eles: e
- Modo de compatibilidade: Esta é a interface paralela Centronics original.
- Modo Nibble: Permite a transferência de dados de volta para o computador.
- Modo Byte: permite que os dados sejam enviados de volta ao computador na mesma velocidade que os dados são enviados do computador para a impressora ou outro dispositivo.
- Modo ECP: Significa “porta de capacidade aprimorada” e permite fluxo de dados bidirecional para impressoras e scanners.
- Modo EPP: usa ciclos de dados para transferir dados rapidamente em ambas as direções a velocidades de 500 kilobytes a 2 megabytes por segundo.
O modo usado é determinado por uma sequência de eventos conhecida como “negociação” e depende dos modos que cada dispositivo conectado pode manipular. Uma das tecnologias de interface paralela mais recentes é conhecida como “interface paralela de alto desempenho” ou HIPPI. É usado para transferir bilhões de bits de dados por segundo em curtas distâncias em redes locais (LANs). Ao interconectar computadores e dispositivos de armazenamento de rede, essa tecnologia foi descrita como funcionando como um supercomputador; uma empresa usou o termo “SuperLAN”. As taxas de transferência de dados mais rápidas são de 6.4 Gbps (gigabytes por segundo) para distâncias de até 1 quilômetro.