Definição – O que significa Porta Paralela Padrão (SPP)?
Uma porta paralela padrão (SPP) é uma porta para conectar vários periféricos de largura de banda relativamente alta, mais comumente impressoras, a um PC. As versões posteriores do SPP permitem a comunicação duplex. Eles usam o conector DB-25. O SPP original, da Centronics, foi introduzido em 1970 e logo se tornou o padrão da indústria de fato. No entanto, vários fabricantes diferentes usaram o SPP com uma variedade de conectores, como o DC-35, o DD50 e o M50.
Este termo também é conhecido como porta paralela, porta de impressora, porta Centronics ou interface Centronics.
Definirtec explica a porta paralela padrão (SPP)
Centronics foi a empresa que projetou o padrão original para comunicação paralela entre um computador e uma impressora. Um design mais recente do SPP, usando o mesmo conector DB-25, é chamado de porta paralela aprimorada (EPP) ou porta de recursos estendidos (ECP). Essas portas mais novas foram introduzidas pela IBM em 1987 e tinham taxas de transferência de dados 10 vezes mais rápidas do que o SPP original. Na verdade, apenas as impressoras de logotipo IBM, que foram rebatizadas de Epson, podiam ser usadas com PCs IBM. A HP introduziu sua versão do EPP em 1992. Mas, em 1994, todas essas interfaces foram substituídas pelo padrão IEEE 1284.
Dongles, unidades Zip e scanners foram alguns dos primeiros periféricos a usar o SPP. Outros usos posteriores incluíram placas de som, webcams, joysticks, modems, discos rígidos e unidades de CD-ROM. Hoje, as conexões USB e Ethernet substituíram efetivamente o SPP e os fabricantes de computador consideram-na uma porta legada.