Definição – o que significam as coordenadas cartesianas?
As coordenadas cartesianas especificam a posição dos pontos em um plano bidimensional ou tridimensional. Eles são baseados no sistema de coordenadas desenvolvido pelo matemático e filósofo René Descartes. As coordenadas cartesianas consistem em linhas numeradas em dois ou três eixos, chamados de eixos x, y e z. Na computação, essas coordenadas são amplamente utilizadas para programação gráfica.
Definirtec explica coordenadas cartesianas
As coordenadas cartesianas foram inventadas pelo filósofo, matemático e cientista René Descartes em 1637. O sistema de coordenadas cartesianas especifica pontos em dois eixos, ou três eixos no caso de gráficos 3-D. A posição de um ponto é especificada em relação à sua distância da origem, ou o ponto para onde convergem todos os eixos. O eixo x especifica o plano horizontal e o eixo y especifica o plano vertical em duas dimensões. Em três dimensões, y representa o movimento para frente e para trás e o eixo z representa o plano vertical.
As coordenadas cartesianas são representadas entre parênteses: (x, y) para 2-D e (x, y, z) para gráficos 3-D. A origem para 2-D é representada como (0,0) e em 3-D como (0,0,0). Exemplos de outras coordenadas podem ser (-2,4), (2,2) ou (5, -2, 1). Enquanto a origem está no centro na geometria cartesiana convencional, na programação de gráficos geralmente está em um dos cantos da tela por conveniência. As coordenadas cartesianas são amplamente utilizadas em programas gráficos 2-D e 3-D, como jogos, para especificar a localização de objetos.