Definição – O que significa Single System Image (SSI)?
Uma imagem de sistema único (SSI) é um método de computação distribuído no qual o sistema oculta a natureza distribuída dos recursos disponíveis dos usuários. O cluster de computador, portanto, parece ser um único computador para os usuários. Esta propriedade pode ser ativada por meio de mecanismos de software ou hardware estendido.
Um SSI apresenta aos usuários uma visão globalizada de todos os recursos do cluster, independentemente dos nós aos quais estão fisicamente conectados, enquanto oculta o fato de que estão associados a diferentes nós. SSI também garante multiprocessamento e um equilíbrio de carga uniforme entre os sistemas. As máquinas se concentram na disponibilidade do sistema, desempenho escalonável e transparência do gerenciamento de recursos.
Definirtec explica Single System Image (SSI)
Os recursos de uma única imagem do sistema incluem:
- Interface de usuário única: os usuários interagem com o cluster por meio de uma única GUI.
- Espaço de processo único: Cada processo do usuário contém um ID de processo único em todo o cluster. Um processo em um nó cria um processo filho no mesmo nó ou em um nó completamente diferente. A comunicação entre processos que residem em nós diferentes também é possível.
- Ponto de entrada único: os usuários se conectam a vários nós no cluster por meio de um host virtual, que atua como ponto de entrada único. A solicitação de conexão se move para hosts diferentes para equilibrar toda a carga.
- Espaço de E / S único: permite que todos os nós executem operações de E / S em dispositivos de disco locais ou remotos.
Os benefícios de usar uma única imagem do sistema incluem:
- Ele fornece uma sintaxe semelhante à usada em outros sistemas, reduzindo erros operacionais.
- Os usuários podem trabalhar em sua interface preferida, que é então alterada pelo administrador para gerenciar todo o cluster como uma única entidade.
- Ele reduz o custo de propriedade e simplifica o gerenciamento do sistema.
- Ele fornece uma visão direta de todas as atividades de um único nó em todo o cluster.
- O usuário final não se preocupa com o local onde o aplicativo é executado.
- Isso evita o uso de vários administradores qualificados, porque apenas um é necessário para centralizar o gerenciamento do sistema.
- Ele promove o desenvolvimento de ferramentas padrão.
- Ele fornece comunicação de mensagem independente da localização.