Definição – o que significa Lexeme?
Um lexema é uma sequência de caracteres alfanuméricos em um token. O termo é usado tanto no estudo da linguagem quanto na análise lexical da compilação de programas de computador. No contexto da programação de computadores, os lexemas são parte do fluxo de entrada a partir do qual os tokens são identificados. Um token inválido ou ilegal produz um erro. Um lexema é um dos blocos de construção da linguagem.
Definirtec explica Lexeme
Um lexema é uma unidade básica de significado. Lexemes são os cabeçalhos dos dicionários. O lexema “brincar”, por exemplo, pode assumir muitas formas, como brincar, brincar, brincar. Um léxico consiste em lexemas.
Lexemes também desempenham um papel importante nas linguagens de programação de computador. No entanto, a precisão exigida em linguagens de computador pode ser muito mais rigorosa. Um caractere perdido ou símbolo mal colocado pode interromper uma operação inteira. Durante a compilação do programa, a análise lexical é a tentativa do computador de dar sentido às cadeias de caracteres no fluxo de entrada.
Cada lexema é analisado quanto à sua utilidade. Padrões específicos de cadeias alfanuméricas constituem o que o computador reconhece como tokens. Esses tokens podem ser identificadores, palavras-chave, operadores, símbolos especiais ou constantes. Os tokens válidos são usados para formar expressões que fazem parte das instruções de um programa de computador. O lexema “Div” pode ser reconhecido como um token de identificador. O computador pode ver “*” como um multiplicador e “2” como um número.
A sintaxe adequada é essencial para uma boa programação. Enquanto na fala humana alguém pode ser capaz de sobreviver com gírias, gramática pobre ou pronúncia incorreta, a linguagem de computador é geralmente mais exigente.