Tridimensional (3-D) refere-se às três dimensões primárias de comprimento, largura e altura (ou profundidade). Quando falamos em 3-D, geralmente estamos nos referindo a objetos do mundo ao nosso redor que têm essas três dimensões. Tudo no mundo que podemos ver é tridimensional.
Em contraste, os objetos bidimensionais (2-D) têm apenas duas das três dimensões primárias. Por exemplo, um pedaço de papel é bidimensional porque só tem comprimento e largura. Podemos ver objetos bidimensionais, mas eles parecem planos.
Quando falamos de multimédia 3D, estamos a referir-nos a qualquer multimédia que utilize as três dimensões primárias para criar uma experiência imersiva. Isto pode incluir desde filmes em 3D a jogos de vídeo até simulações de realidade virtual.
A multimídia 3-D requer hardware e software especial para criar e visualizar. Por exemplo, filmes em 3-D devem ser filmados com câmeras especiais e depois visualizados com óculos especiais. Os jogos de vídeo muitas vezes requerem controladores e consoles especiais para criar o efeito 3-D. E as simulações de realidade virtual muitas vezes requerem fones de ouvido e luvas especiais para imergir o usuário na experiência. O que você quer dizer com 3 dimensões? O termo “3D” refere-se às três dimensões de altura, largura e profundidade. Quando falamos de algo ser “tridimensional”, estamos nos referindo à sua capacidade de ser medido ao longo desses três eixos.
Por exemplo, um cubo é um objeto tridimensional porque tem altura, largura e profundidade. Uma esfera é também um objecto tridimensional porque tem um diâmetro (largura) e uma circunferência (altura), mesmo que não tenha profundidade.
Por outro lado, um objeto bidimensional só pode ser medido ao longo dos eixos largura e altura. Um exemplo de um objeto bidimensional seria um pedaço de papel plano. Um pedaço de papel é 2D ou 3-D? Um pedaço de papel é bidimensional. Tem um comprimento e uma largura, mas não tem profundidade. Como é que se escreve 3D? As três dimensões de um objeto tridimensional (3D) são seu comprimento, largura e altura. Para encontrar o volume de um objeto 3D, você multiplica o seu comprimento pela sua largura pela sua altura. Vemos em 2 ou 3 dimensões? Nós vemos em três dimensões porque temos dois olhos. O nosso cérebro funde as duas imagens separadas em uma imagem tridimensional. A impressão em 3-D deve ser hifenizada? A resposta para se a impressão em 3-D deve ou não ser hifenizada depende de como ela está sendo usada em uma frase. Se estiver sendo usada como adjetivo, então deve ser hifenizada. Por exemplo, “Eu tenho um modelo em 3-D impresso da Torre Eiffel”. No entanto, se estiver a ser usado como um verbo, então não deve ser hifenizado. Por exemplo, “Vou imprimir um modelo em 3-D da Torre Eiffel.”