Definição – O que significa 100BASE-T?
100BASE-T é uma forma aprimorada de Ethernet 10BASE-T e um padrão de rede usado para taxas de transferência de dados rápidas de até 100 Mbps. O 100BASE-T é 10 vezes mais rápido que a Ethernet padrão e, como a Ethernet padrão, segue a técnica de detecção de colisão / acesso múltiplo Carrier Sense (CSMA / CD) para evitar colisão.
100BASE-T é um padrão IEEE 802.3u oficial que é usado para conectar nós ao estabelecer uma rede local. Em 1998, a velocidade do sinal de 100BASE-T foi substituída por Gigabit Ethernet.
100BASE-T é oficialmente conhecido como Fast Ethernet.
Definirtec explica 100BASE-T
Os administradores de rede inteligente sempre usam switches e hubs de rede com vários adaptadores que suportam simultaneamente 10BASE-T e 100BASE-T. 100BASE-T é usado principalmente com topologia em estrela porque requer um hub centralizado, que é usado para comunicação de porta.
100BASE-T tem três versões padrão principais em meios de cobre e fibra:
- 100BASE-TX: Usado para comunicação ponto a ponto full-duplex com dois pares de cabos trançados. Um par recebe sinais enquanto o outro os envia. 100BASE-TX usa um cabo RJ-45 para conexão física e suporta comprimentos de segmento de até 100 metros.
- 100BASE-T4: Uma das primeiras versões Fast Ethernet. Ele usa cabos de par trançado CAT-3 e requer quatro pares de cabos para comunicação. Um par recebe e um par envia sinais. Os dois pares restantes são reservados e usados conforme necessário.
- 100BASE-FX: Este padrão de cabo de fibra óptica usa comprimentos de onda de luz infravermelha fina para comunicação por meio de duas torções de cabo. Os dois fios são usados para transmitir e receber sinais; um envia e o outro recebe para fornecer comunicação full-duplex. 100BASE-FX permite uma distância de até seis milhas entre duas estações. Um repetidor é necessário a cada 165 jardas em longas distâncias de transporte.