A aplicação unificada do Outlook que virá este ano

A aplicação de e-mail e calendário do Outlook será em breve descontinuada no Windows 10. A Microsoft planeia substituí-la por uma nova versão baseada na nuvem que irá unificar as diferentes versões em uso hoje em dia, de acordo com um relatório da mídia americana Windows Central.

Currentemente, há uma série de diferentes clientes Outlook, incluindo Outlook Web, Outlook (Win32) para Windows, Outlook para Mac, iOS e Android, e Mail & Calendar no Windows 10. Este último está integrado no Windows e é conhecido por oferecer funcionalidades básicas de e-mail e calendário, tais como notificações fora do escritório, calendários compartilhados e similares.

De acordo com o relatório do Windows Central, sobre o qual a Microsoft ainda não comentou, estas diferentes versões devem ser fundidas e substituídas pelo tradicional aplicativo Outlook, que faz parte da suíte Microsoft 365 Office. Ele ofereceria funções mais robustas de cache de e-mails no cliente anfitrião. A Microsoft chama o plano de "Projeto Monarca". Além de ser supostamente mais robusta, a interface de usuário web também permitirá uma integração rígida com outros aplicativos Microsoft 365, como Teams e To-Do.

O relatório do Windows Central é provavelmente verdadeiro - Lynn Ayres, vice-presidente do Outlook, disse na conferência Ignite em Setembro passado que quer transformar o Outlook num "organizador pessoal" - um organizador que se possa integrar mais profundamente com as equipas e agendar reuniões. Na época, ela se referiu ao plano como a visão "One Outlook", mas não faz nenhuma menção a "Monarch". Em vez disso, ela relata que uma de suas prioridades a curto prazo será dar aos usuários do Outlook mais expressivas "Reações" emoji.

De acordo com o Windows Central, a Microsoft planeja lançar uma prévia de seu cliente "Monarch" no final deste ano, e depois substituir o aplicativo Mail & Calendar no Windows 10 em 2022. Outras versões seguirão com o tempo.